sábado, 28 de maio de 2011
Reconhecer o outro e suas singularidades é descobrir a nossa origem.
Escrever o silêncio da poética do Brasil. O poeta é a janela que se abre e nos convida a participar do mistério, da aventura cultural da mestiçagem, sermos iguais em nossas diferenças. Não somos "um", somos "muitos". Reconhecer o outro e suas singularidades é descobrir a nossa origem. O olhar a reunir todas as diferenças, a nos fazer entrar no jogo da vida e criar o novo. Somos o tecido de várias terras, o fogo das imagens na memória das coisas, do movimento que é a vida. O corpo de imagens da minha aldeia é o centro do mundo e representa vários mundos; que cada comunidade possa expressar sua capacidade criativa, assegurando a preservação de cada língua e de cada manifestação cultural, independente de origem e credo. A diversidade e o direito à escolha: o encontro de países, etnias, valores, saberes e sabores. O ser humano em todas as dimensões. Viver essa troca de conhecimentos é uma urgência. Através da poesia podemos recriar esse mundo e ir além de nós mesmos. O mundo e o "outro" batem em nossa janela, propõem um diálogo.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
QUINTA POÉTICA - agradecimentos.
chegando de uma: sensorial-poesia /a carne risca o calendário /a palavra puxa jabuticabeiras/ planta em mim cadeiras de rodas/-use esta máscara e não pense no silêncio/ hoje carrego versos e mortalhas/ nenhum silêncio no solo lírico /plante em mim outro mundo/ somos: reynaldo-elaine-edson-rosane- sensus-quintas&cheiros& escrituras&casas.
nos olhos: a cota certa & um eterno obrigado.
nos olhos: a cota certa & um eterno obrigado.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
QUINTA POÉTICA – 37ª edição - 26 de maio de 2011
Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora convidam para a
QUINTA POÉTICA – 37a edição - 26 de maio de 2011
a partir das 19h na Casa das Rosas (evento gratuito)
Com os poetas convidados:
Edson Cruz (Ilhéus, BA, radicado em São Paulo – Capital), Elaine Pauvolid (Rio de Janeiro – RJ), Reynaldo Bessa (Mossoró, Rio Grande do Norte, radicado em São Paulo – Capital) e Rosane Carneiro (Rio de Janeiro – RJ).
Participação especial do Grupo Sensus (performance poética sensorial).
Curadoria: José Geraldo Neres
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
---
Saiba mais sobre o evento e os convidados:
Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Os poetas:
Edson Cruz (Ilhéus, BA) é poeta, editor e revisor publicitário. Desgraduou-se em muitas coisas: Psicologia, Música , Violão e Letras. Foi fundador e editor do site de literatura Cronópios (até meados de 2009) e da revista literária Mnemozine. Lançou em 2007, Sortilégio (poesia), pelo selo Demônio Negro/Annablume e, como organizador, O que é poesia?, pela Confraria do Vento/Calibán. Lançou em dezembro de 2010, na Casa das Rosas, uma adaptação do épico indiano, Mahâbhârata, pela Paulinas Editora. É professor no Curso Prática de Criação Literária da UnicSul/Terracota Editora, no Módulo Poema.
É editor do site de Literatura e Adjacências, MUSA RARA (www.musarara.com.br).
Blogue: http://sambaquis.blogspot.
---
Elaine Pauvolid (1970) é poeta, ensaísta e carioca. Participou de Vertentes, coletânea de poemas e fortuna crítica (Fivestar, 2009) em parceria com: Márcio Catunda, Marcio Carvalho, Ricardo Alfaya e Tanussi Cardoso. Autora de Leão lírico (edição da autora, 2008). Ganhadora do prêmio Biguá, concedido pela SADE - Sociedade Argentina de Escritores, em 2006. Participou de diversas antologias nacionais e da antologia Como angeles em llamas - Algunas voces latinoamericanas del S. XX.- Editorial Maribelina, sello de la Casa del Poeta Peruano/ Lima (abril/2004 - Uruguay). Participou de Rios (Íbis Libris, 2003) juntamente com os poeta Márcio Catunda, Ricardo Alfaya, Tanussi Cardoso e Thereza Christina Rocque da Motta. Estudante de artes plásticas da Escola de Artes Plásticas do Parque Lage desde 2003. Autora de Trago (edição artesanal da autora, 2002), prefácio de Gerardo Mello Mourão. Em 1998, estreou como poeta com Brindei com mão serenata o sonho que tive durante minha noite-estrela... (Imprimatur/7 Letras). Colabora com resenhas para a imprensa desde 1999 e criou e edita Aliás, revista eletrônica de cultura (www.aliasrevista.com).
---
Reynaldo Bessa é músico e escritor. Já lançou cinco CDs. O mais recente com músicas suas sobre diversos poemas de autores como: Drummond, Leminski, Auta de Souza, Alphonsus de Guimaraens, além de Fabrício Carpinejar, Wilmar Silva, Ricardo Corona, Alice Ruiz entre outros. Em 2008, lançou seu primeiro livro Outros Barulhos – Poemas (Prêmio Jabuti 2009 - Poesia) que concorreu ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009. Em 2010, foi um dos vencedores do PRÊMIO SESC DE LITERATURA em parceria com a Editora Record, com o seu livro de contos Algarobas Urbanas. Bessa tem contos, crônicas, poemas publicados em revistas, jornais, suplementos literários pelo Brasil e exterior.
www.algarobas.blogspot.com
www.reynaldobessa.com.br
---
Rosane Carneiro é autora de Excesso (1999, edição da autora,) Prova (2004, Ibis Libris) e Corpo estranho (2009, Editora da Palavra). Foi publicada em antologias, revistas e livros de ensaios diversos, destacando-se Além do cânone, de Helena Parente Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil, Lyric, and the Americas, de Charles A. Perrone, da Universidade da Flórida, e Germina, revista de literatura e arte, os mais recentes. Integra o corpo editorial de Aliás, revista eletrônica de cultura. É editora, redatora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ.
---
Idealizado pela atriz e diretora Thereza Piffer, as Performances do Grupo Sensus trazem aos espectadores a consciência e a percepção de seus ritmos internos os colocando em contato com sensações que normalmente não lhes são muito acessíveis. Com o objetivo de que o público consiga captar sensações diferentes, nossos elencos interagem com textos, sons, objetos e ritmos. Assim, através da literatura e, muitas vezes privando o público da visão, as performances atuam em várias camadas do imaginário, ampliando gradualmente a percepção e despertando o interesse e apreensão imediatos pela obra dos grandes escritores.
www.gruposensus.blogspot.c
---
Curador da Quinta Poética:
José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).
Blog: http://neres-outrossilenci
---
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)
www.escrituras.com.br
www.youtube.com/user/Escri
http://escrituraseditora.b
www.twitter.com/escrituras
www.facebook.com/escritura
terça-feira, 17 de maio de 2011
OS ESPAÇOS DO SILÊNCIO – A SUBVERSÃO DA REALIDADE - Espaço Sociocultural ROLIDEI 3º Piso do Teatro Municipal Canal 1 Entrada Franca
PROJETO OUTRAS PALAVRAS
ONG TAMTAM
traz
José Geraldo Neres
e
OS ESPAÇOS DO SILÊNCIO – A SUBVERSÃO DA REALIDADE
24 de maio Terça 19h às 21h
Espaço Sociocultural ROLIDEI 3º Piso do Teatro Municipal Canal 1 Entrada Franca
As criações do público integrarão o II livro OUTRAS PALAVRAS
ONG TAMTAM
traz
José Geraldo Neres
e
OS ESPAÇOS DO SILÊNCIO – A SUBVERSÃO DA REALIDADE
24 de maio Terça 19h às 21h
Espaço Sociocultural ROLIDEI 3º Piso do Teatro Municipal Canal 1 Entrada Franca
As criações do público integrarão o II livro OUTRAS PALAVRAS
Workshop de práticas de criação literária (imagem poética = subversão da realidade).
Público Alvo: Professores, estudantes de letras, comunicação, jornalismo, publicidade e demais interessados na elaboração de textos, tendo como base autores da literatura brasileira contemporânea e mundial.
Objetivos:
Estimular as práticas de criação literária, e construir um espaço de diálogo criativo com o livro. Visa estimular a imaginação e a criatividade, possibilitando o contato com outras práticas e ações de valorização da leitura e da criação.
Objetivos específicos:
* Estimular a imaginação e a criatividade, com ações de valorização da leitura e da criação.
* Fomentar e estimular as relações entre a escrita/narrativa e a cidade/região.
* Formar leitores críticos, mediadores e orientadores de leitura. Conscientizar os leitores acerca de uma concepção de leitura mais ampla, capaz de aprimorar sua sensibilidade.
* Estimular interações com outras diferentes linguagens artísticas, e experimentações.
4. Sugestões de Leituras: Claudio Willer, Contador Borges, Cruzeiro Seixas, Herberto Helder, Floriano Martins, Manoel de Barros, Mia Couto, Murilo Mendes, Octavio Paz, Raul Bopp, Roberto Piva, Vicente Franz Cecim, Vicente Huidobro.
Projeto e Coordenação de José Geraldo Neres
segunda-feira, 9 de maio de 2011
CORPOREIDADE POÉTICA: TRANSCENDENDO O CORPO PARTINDO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA
Sons. Ritmos. Batuques. Poemas. Versos. Frases. Corpos. Corporeidades. Gestos. Ancestralidades. O contra-saber não é um saber contra, mas sim um saber que se constrói na contra mão daquilo que é considerado como norma. Refletir o poema, o som, o corpo e o gesto dentro da Pedagogia da Ancestralidade, é enxergar novas formas de se construir saberes e conhecimentos diversos. Aos interessados, a roupa, própria para o movimento, será fundamental nesse dia, assim como uma toalha. O conhecimento que visa ser de corpo inteiro é ato de convivência. É revolucionário porque se afirma no encontro poético com a sua e a minha natureza. Venha preparado para doar seu corpo e sua energia.
Convidada
Kiusam de Oliveira: Escritora, autora do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições), recomendado pela FNLIJ/2010 e selecionado pelo PNBE/2010. Arte-educadora, bailarina e coreógrafa. Professora. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela USP. Pedagoga especialista em Deficiência Mental e Orientação Educacional. Assessora na Secretaria de Cultura de Diadema/SP. Especialista nas temáticas de gênero, raça, identidades negras, corporeidade afrobrasileira, candomblé de ketu e educação. Diretora do Programa de Rádio Povinho de Ketu. Site: www.kiusam.com.br
Convidando Arte-Educadores (as) e Especialistas Convidados (as):
José Geraldo Neres: Poeta, roteirista, dramaturgo e produtor cultural. Autor dos livros de poesia: Pássaros de Papel (Dulcinéia Catadora, 2007), Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009). Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).
Blog: http://neres-outrossilenci
Edleuza Ferreira da Silva: Licenciada em Língua Portuguesa. Doutora em Educação. Monitora do Núcleo da Palavra do Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura da Faculdade-Lab_Arte de Educação da USP e instrutora da Escola de Formação do Servidor da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Especialista em orientação de leitura e redação para disléxicos e pessoas com déficit de atenção e estrangeiros. Revisora.
E-mail: edleuzaferreira@terra.com.
Radi Oliveira: Pedagoga, arte-educadora, poetiza, produtora cultural, coordenadora de projetos culturais do Centro Educacional Unificado – CEU Alvarenga.
E-mail: radi_oliveira@yahoo.com.br
Percussionistas
Patrícia Vianna: Arte-educadora graduada em linguagens da arte e pós-graduada em arte-educação. Musicista especialista em percussão brasileira. E-mail: patibatuca@hotmail.com
Ogan Robson: Ogan e percussionista do Grupo Omo-Ilú. Instrutor de capoeira. E-mail: Robson-barreto@ig.com.br .
Mediador: Oscar D´Ambrósio: Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP.
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 12 de maio de 2011 (quinta-feira) às 18h30
Local: CEDEM-Praça da Sé, 108–7º andar, esquina c/ Rua Benjamin Constant (metrô Sé)
(11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br
Assinar:
Postagens (Atom)