Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a
QUINTA POÉTICA – ESPECIAL BAHIA - 42a edição
27 de outubro de 2011
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)
com os poetas convidados
Bernardo Almeida, Daniel Farias, Priscila Fernandes (Integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 Poetas Baianos do Século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo), Jacson Matos (Natural de Antas, radicado em São Paulo), João de Moraes Filho (Cachoeira) | Mariana Paiva (Salvador) | Rádi Oliveira (Natural de Santo Amaro da Purificação, radicada em São Paulo).
Participação especial de SIDARTA, importante grupo musical de São Vicente – SP, fundado por Rogério Baraquet.
Curadoria: José Geraldo Neres
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
Próxima QUINTA POÉTICA: 24-novembro-2011, na CASA DAS ROSAS.
Saiba mais sobre o evento e os convidados:
Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Os poetas:
Bernardo Almeida (1981, Salvador/BA). Poeta, jornalista, fotógrafo digital e livre pensador. É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora). Publicou os livros ‘Achados e Perdidos’ e ‘Crimes Noturnos’ e participou de antologias no Brasil e na Europa. Site: http://www.bernardoalmeida. jor.br
Daniel Farias (1985, natural de Recife e radicado em Salvador). Ator e poeta. Publicou na 25ª edição da revista literária Ângulos (Direito da UFBA). É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (org. José Inácio Vieira de Melo, Escrituras Editora). Site: http://danielfarias.art.br
Jacson Matos (1970, natural de Antas, radicado em São Paulo). Mestre em Artes Visuais pela UNESP. Professor de Artes e Coordenador de Cultura. Produz saraus, shows, teatros/cenários e exposições; atua nas áreas de pintura, escultura, poéticas visuais e multimeios; desenvolve pesquisa sobre cultura popular e homoerotismo.
João Vanderlei de Moraes Filho (1977. Natural de Cachoeira). Professor e gestor cultural. Publicou “Pedra Retorcida” (Fundação Casa de Jorge Amado, 2004) – Prêmio Braskem de Cultura e Arte. Obra mais recente é “Em Nome dos Raios” (Expressão, poesia, 2009). Em 2005, fundou em Cachoeira, a ONG “Casa de Barro Cultura Arte Educação”, onde coordenou vários projetos, como o Programa de Incentivo a Leitura Oju Aiye, Caruru dos Sete Poetas e outros. Blog:http://pedraretorcida. blogspot.com
Mariana Paiva (1983, natural de Salvador). Repórter do caderno de cultura do Jornal A Tarde, mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Participou de antologias poéticas e atualmente se prepara para lançar seu primeiro livro.
Priscila Fernandes (1986, natural de Salvador). Cursou Letras na Universidade Federal da Bahia. Participou do projetoPoesia na Boca da Noite (2007) e da Praça de Cordel e Poesia (2009). É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora). Blog: http://www.pffernandes. blogspot.com
Rádi Oliveira (1980, natural de Santo Amaro da Purificação e radicada em São Paulo). Coordenadora de projetos no Centro Educacional Unificado Alvarenga; Educadora; Palavreira; Mediadora de grupos de leituras e Saraus. Publicou nas antologias Tempos Perplexos – Poética Social e Tempos e Territórios.
SIDARTA (Participação especial) - Iniciou suas atividades em 2009 e tem como proposta expressar preces, cânticos devocionais das mais diversas tradições através de arranjos contemporâneos e, muitas vezes, inusitados. Conta em sua formação com pessoas das mais variadas origens e faixas etárias. Tem se apresentado em eventos e locais de bastante relevância, como a Virada Cultural Paulista e a Mostra de Arte Contemporânea. Formação: Rogério Baraquet (voz/ violão), Alan Lima (guitarra), Chico Nas (baixo), Lui (bateria/ percussão/ voz), Maritta (voz), Adhoksaja Das (percussão, harmonium), Luiza (voz), Leonai (voz), Livany (voz), Jayme (percussão e voz) e Abigail (percussão e escaleta).
SANGUE NOVO – 21 POETAS BAIANOS DO SÉCULO XXI
Nesta coletânea, foram selecionados poetas nascidos a partir de 1980, baianos ou radicados na Bahia. Conta com a apresentação do escritor e ensaísta Mayrant Gallo. A maior parte destes jovens poetas não tem livro publicado, divulgam seus versos em blogs. São poetas cheios de potencialidades, interessados em se organizar, em promover debates e em mostrar suas produções. Organizado por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora, 2011).
Agradecimento Especial:
José Inácio Vieira de Melo (1968, natural de Alagoas e radicado na Bahia). Poeta, jornalista e produtor cultural. Tem cinco livros de poemas publicados, sendo Roseiral (Escrituras Editora, 2010) o mais recente. Organizou a coletâneaSangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (Escrituras Editora, 2011) e outras importantes antologias. Coordenador e curador de vários eventos literários.
Curador da Quinta Poética:
JOSÉ GERALDO NERES (1966. Garça – SP). Poeta, ficcionista e roteirista. Publicou: Outros Silêncios, Prêmio ProAC - 2008, (Escrituras Editora, poesia, 2009 - bolsista da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008, e Pássaros de papel(Dulcinéia Catadora, poesia, SP, 2007). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). O livro Meninos sem sombras (em elaboração) foi selecionado como suplente no ProAc – Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo – 2011.
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)
Olá queridos amigos e amigas.
ResponderExcluir(...) o tempo / que me resta / é louca busca / de como atravessar / o Sol - Damário da Cruz
(...)Olhe pra mim, sou de Cachoeira, penso, falo, sou a sua liberdade (...) Mateus Aleluia
Quero agradecer imensamente pela noite maravilhosa de ontem, onde pudemos conhecer, compartilhar deste recorte multicultural de nossas raízes, de nosso país: multiplicidade de sons, saberes, sabores, palavras, ações poéticas, sonoras. O delírio e a febre da palavra. Retornei emocionado e sei que muitos foram para suas casas modificados/tocados (não vou citar nomes; o ontem cumpre este papel).
Que também me desculpar por algum imprevisto ou falha.
Reforço meu agradecimento, pois sem essa cumplicidade cultural não seria possível realizar este projeto, e a cada edição aumenta a responsabilidade e também a satisfação em poder fazer parte deste coletivo (estamos aproximando a incrível marca de quatrocentos participantes de todas as vertentes e linguagens artísticas).
Obrigado, muito obrigado.
Obs.: segue em cópia aberta para todos os participantes, assim mantemos contatos (fotos, vídeos e etc).
Abraços,
--
José Geraldo Neres