segunda-feira, 18 de julho de 2011

QUINTA POÉTICA – ESPECIAL MINAS GERAIS – 39ª Edição.

Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora convidam para a QUINTA POÉTICA – ESPECIAL MINAS GERAIS – 39ª Edição.

a partir das 19h (evento gratuito)

Com os poetas convidados: Aroldo Pereira (Montes Claros – MG), Donizete Galvão (Borda da Mata – MG), Gilberto Nable (Aiuruoca – MG) e Ronaldo Cagiano (Cataguases – MG).

Participação especial: NEONÃO (Performances de poesia biosonora): Wilmar Silva (Rio Paranaíba – MG) e Francesco Napoli (Belo Horizonte – MG).

Curadoria: José Geraldo Neres.







---

Saiba mais sobre o evento e os convidados:

QUINTA POÉTICA - Especial Minas Gerais – 39ª edição.

Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Curadoria: José Geraldo Neres


Os poetas:

Aroldo Pereira - Poeta, ator, compositor, agitador cultural. Publicou "Canto de encantar serpente", "Azul geral", "Haikai quem quer" e "Doces pérolas púrpuras", na década de 80, e "Cinema Bumerangue" (Edições Cuatira – 1997), e Parangolivro (Editora 7 Letras, 2007). Natural de Coração de Jesus, reside em Montes Claros, MG, onde idealizou e é o curador, há vinte e cinco anos consecutivos, do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético.

---

Donizete Galvão - Natural de Borda da Mata, Minas Geral, em 1955. Publicou Azul navalha (T.A. Queroz, Editor, 1988), As faces do rio (Água Viva Editores, 1991), Do silêncio da pedra (Arte Pau-Brasil, 1996), A carne e o tempo (Nankin Editorial, 1997), Ruminações (Nankin Editorial, 1999), Mundo mudo (Nankin Editorial, 2003). Em 2010, publicou O homem inacabado. Tem dois livros para o público infantil: O sapo apaixonado (Musa, 2007) e Mania de Bicho (Positivo, 2009). Participou de várias antologias no Brasil e em Portugal. Tem trabalhos publicados em revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior.

---

Gilberto Nable - Natural de Aiuruoca, pequena cidade do sul de Minas, em 1954. Ali passou a infância e parte da adolescência. Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, no ano de 1977. Mora e trabalha como médico em Belo Horizonte. Publicou Elegias urbanas e outros poemas em 1988, e Menino abstrato (contos) em 1995, ambas edições do autor, em pequenas tiragens. Em 2006 saiu Percurso da ausência (poemas) pela Editora 7letras, em 2008 O mago sem pombos (poemas) e em 2010 O tratador de canários (poemas) pela mesma editora.

---

Ronaldo Cagiano - Natural de Cataguases (MG) e viveu em Brasília durante 28 anos, onde formou-se em Direito. Publicou, dentre outros, entre os livros publicados, destacam-se: Palavra Engajada (Poesia, 1989) e Dezembro indigesto (vencedor do prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária 2001). Organizou as coletâneas Poetas Mineiros em Brasília e Todas as gerações – conto brasiliense contemporâneo.

---

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: NEONÃO Poesia Biosonora

Wilmar Silva (Rio Paranaíba, MG, 1965) - poeta, performer, editor, curador, artista visual e sonoro. Criador/curador do projeto de pesquisa de poesia de línguas neolatinas PORTUGUESIA MINAS ENTRE OS POVOS DA MESMA LÍNGUA, ANTROPOLOGIA DE UMA POÉTICA (Anome Livros/MG, 2009), contraantologia em livrodvd com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Brasil (MG). Editor da Anome Livros, prêmio Jabuti/2009. Curador do projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas (Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais). Roteirista/apresentador do programa Tropofonia (prêmio Roquette-Pinto/2010), rádio educativa 104,5 UFMG. Poesia traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlândes, húngaro. Performances de poesia biosonora apresentadas no Brasil e América, Europa e África.

---

Francesco Napoli poeta, compositor, guitarrista, pesquisador e professor de Filosofia e História da Arte. Integra o projeto de performance biosonora NEONÃO ao lado de Wilmar Silva, o grupo de música de invenção Zanzara e o grupo experimental de música afro-mineira Bortam. Apresenta o programa Tropofonia da rádio educativa 104,5 UFMG. Tem dois livros de poemas publicados: sobre alguma coisa, sobre coisa alguma ou meta poesia sem meta (2004), árvore em v (2011). Em 2011 lança seu primeiro disco solo “pausa para”. Tem um blog de experimentação poética: fanzinezat.zip.net

---

Curador da Quinta Poética:
José Geraldo Neres. Poeta, ficcionista e roteirista. Publicou: Outros Silêncios, Prêmio ProAC - 2008, (Escrituras Editora, poesia, 2009 - bolsista da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008, e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, poesia, SP, 2007). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). Blog: http://neres-outrossilenci​os.blogspot.com/


---

Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)
www.escrituras.com.br
www.youtube.com/user/Escri​turasEditora
http://escrituraseditora.b​logspot.com/
www.twitter.com/escrituras​edit
www.facebook.com/escritura​s.editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário