terça-feira, 18 de outubro de 2011

QUINTA POÉTICA – ESPECIAL BAHIA – 42ª EDIÇÃO (27 DE OUTUBRO DE 2011).


Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a 

QUINTA POÉTICA – ESPECIAL BAHIA - 42edição
27 de outubro de 2011
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)

com os poetas convidados
Bernardo AlmeidaDaniel FariasPriscila Fernandes (Integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 Poetas Baianos do Século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo)Jacson Matos (Natural de Antas, radicado em São Paulo), João de Moraes Filho (Cachoeira) | Mariana Paiva (Salvador) | Rádi Oliveira (Natural de Santo Amaro da Purificação, radicada em São Paulo).

Participação especial de SIDARTA, importante grupo musical de São Vicente – SP, fundado por Rogério Baraquet.

Curadoria: José Geraldo Neres

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
Próxima QUINTA POÉTICA: 24-novembro-2011, na CASA DAS ROSAS.


Saiba mais sobre o evento e os convidados:

Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Os poetas:
Bernardo Almeida (1981, Salvador/BA). Poeta, jornalista, fotógrafo digital e livre pensador. É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora). Publicou os livros ‘Achados e Perdidos’ e ‘Crimes Noturnos’ e participou de antologias no Brasil e na Europa. Site: http://www.bernardoalmeida.jor.br

Daniel Farias (1985, natural de Recife e radicado em Salvador). Ator e poeta. Publicou na 25ª edição da revista literária Ângulos (Direito da UFBA). É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (org. José Inácio Vieira de Melo, Escrituras Editora). Site: http://danielfarias.art.br

Jacson Matos (1970, natural de Antas, radicado em São Paulo). Mestre em Artes Visuais pela UNESP. Professor de Artes e Coordenador de Cultura. Produz saraus, shows, teatros/cenários e exposições; atua nas áreas de pintura, escultura, poéticas visuais e multimeios;  desenvolve pesquisa sobre cultura popular e homoerotismo.

João Vanderlei de Moraes Filho (1977. Natural de Cachoeira). Professor e gestor cultural. Publicou “Pedra Retorcida” (Fundação Casa de Jorge Amado, 2004) – Prêmio Braskem de Cultura e Arte. Obra mais recente é “Em Nome dos Raios” (Expressão, poesia, 2009). Em 2005, fundou em Cachoeira, a ONG “Casa de Barro Cultura Arte Educação”, onde coordenou vários projetos, como o Programa de Incentivo a Leitura Oju Aiye, Caruru dos Sete Poetas e outros. Blog:http://pedraretorcida.blogspot.com

Mariana Paiva (1983, natural de Salvador). Repórter do caderno de cultura do Jornal A Tarde, mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Participou de antologias poéticas e atualmente se prepara para lançar seu primeiro livro.

Priscila Fernandes (1986, natural de Salvador). Cursou Letras na Universidade Federal da Bahia. Participou do projetoPoesia na Boca da Noite (2007) e da Praça de Cordel e Poesia (2009). É um dos integrantes da coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI, organizada por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora). Blog: http://www.pffernandes.blogspot.com

Rádi Oliveira (1980, natural de Santo Amaro da Purificação e radicada em São Paulo). Coordenadora de projetos no Centro Educacional Unificado Alvarenga; Educadora; Palavreira; Mediadora de grupos de leituras e Saraus. Publicou nas antologias Tempos Perplexos – Poética Social e Tempos e Territórios.

SIDARTA (Participação especial) - Iniciou suas atividades em 2009 e tem como proposta expressar preces, cânticos devocionais das mais diversas tradições através de arranjos contemporâneos e, muitas vezes, inusitados. Conta em sua formação com pessoas das mais variadas origens e faixas etárias. Tem se apresentado em eventos e locais de bastante relevância, como a Virada Cultural Paulista e a Mostra de Arte Contemporânea. Formação: Rogério Baraquet (voz/ violão), Alan Lima (guitarra), Chico Nas (baixo), Lui (bateria/ percussão/ voz), Maritta (voz), Adhoksaja Das (percussão, harmonium), Luiza (voz), Leonai (voz), Livany (voz), Jayme (percussão e voz) e Abigail (percussão e escaleta).

SANGUE NOVO – 21 POETAS BAIANOS DO SÉCULO XXI
Nesta coletânea, foram selecionados poetas nascidos a partir de 1980, baianos ou radicados na Bahia. Conta com a apresentação do escritor e ensaísta Mayrant Gallo. A maior parte destes jovens poetas não tem livro publicado, divulgam seus versos em blogs. São poetas cheios de potencialidades, interessados em se organizar, em promover debates e em mostrar suas produções. Organizado por José Inácio Vieira de Melo (Escrituras Editora, 2011).

Agradecimento Especial:
José Inácio Vieira de Melo (1968, natural de Alagoas e radicado na Bahia). Poeta, jornalista e produtor cultural. Tem cinco livros de poemas publicados, sendo Roseiral (Escrituras Editora, 2010) o mais recente. Organizou a coletâneaSangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (Escrituras Editora, 2011) e outras importantes antologias. Coordenador e curador de vários eventos literários.

Curador da Quinta Poética:
JOSÉ GERALDO NERES (1966. Garça – SP). Poeta, ficcionista e roteirista. Publicou: Outros Silêncios, Prêmio ProAC - 2008, (Escrituras Editora, poesia, 2009 - bolsista da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008, e Pássaros de papel(Dulcinéia Catadora, poesia, SP, 2007). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). O livro Meninos sem sombras (em elaboração) foi selecionado como suplente no ProAc – Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo  – 2011.

Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)

Um comentário:

  1. Olá queridos amigos e amigas.

    (...) o tempo / que me resta / é louca busca / de como atravessar / o Sol - Damário da Cruz
    (...)Olhe pra mim, sou de Cachoeira, penso, falo, sou a sua liberdade (...) Mateus Aleluia

    Quero agradecer imensamente pela noite maravilhosa de ontem, onde pudemos conhecer, compartilhar deste recorte multicultural de nossas raízes, de nosso país: multiplicidade de sons, saberes, sabores, palavras, ações poéticas, sonoras. O delírio e a febre da palavra. Retornei emocionado e sei que muitos foram para suas casas modificados/tocados (não vou citar nomes; o ontem cumpre este papel).

    Que também me desculpar por algum imprevisto ou falha.

    Reforço meu agradecimento, pois sem essa cumplicidade cultural não seria possível realizar este projeto, e a cada edição aumenta a responsabilidade e também a satisfação em poder fazer parte deste coletivo (estamos aproximando a incrível marca de quatrocentos participantes de todas as vertentes e linguagens artísticas).

    Obrigado, muito obrigado.

    Obs.: segue em cópia aberta para todos os participantes, assim mantemos contatos (fotos, vídeos e etc).

    Abraços,

    --
    José Geraldo Neres

    ResponderExcluir