quarta-feira, 9 de maio de 2012

QUINTA POÉTICA – 47ª edição – ESPECIAL CAIÇARA




Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a 

QUINTA POÉTICA – 47edição – ESPECIAL CAIÇARA
31 de maio de 2012
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)

com os poetas convidados
Ademir Demarchi – Alessandro Atanes – Estrela Leminsk  Madô Martins – Marcelo Ariel  Márcio Barreto  –  Regina Alonso.


Maíra de SouzaHomenagem a Zéllus Machado (1959+2012).


Participação especial de  Núcleo de Pesquisa do Movimento - Imaginário Coletivo de Arte


Curadoria: José Geraldo Neres

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
è  Próxima QUINTA POÉTICA: 28-junho-2012, na CASA DAS ROSAS.


Saiba mais sobre o evento e os convidados:

Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, que envolvem a leitura dos poemas.
Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que conta com entrada gratuita,  abertos ao grande público, e organizados sem fins lucrativos nem investimentos financeiros. Mais de quatrocentos produtores culturais e artistas de todas as linguagens e estéticas de todas as regiões do Brasil e do exterior estiveram presentes no projeto Quinta Poética, promovido pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, com curadoria do poeta José Geraldo Neres.

Os poetas:
ADEMIR DEMARCHI (Maringá, 1960, radicado em Santos). Publicou: Os mortos na sala de jantar (Realejo, 2007); Passeios na Floresta (Éblis, 2008); Do Sereno que enche o Ganges (Coletivo Dulcineia Catadora, 2008); Passagens - Antologia de poetas contemporâneos do Paraná (Imprensa Oficial do PR, 2002). Editor da revista de poesia BABEL, e do selo Sereia Ca(n)tadora.

ALESSANDRO ATANES. Jornalista, mestre em História Social pela USP, escreve sobre as relações entre Literatura e História a partir de livros que têm o porto de Santos como cenário. Além da atuação como pesquisador e ensaísta, é também compositor e tem traduzido autores hispano-americanos inéditos para a língua portuguesa.

ESTRELA LEMINSK (1981, Curitiba, Paraná). Escritora e compositora. Lançou seu primeiro livro em 2004 "Cupido, cuspido, escarrado" e participou de feiras literárias e publicações em revistas como "Poesia Sempre" da Biblioteca Nacional e "Sítio" em Portugal. Premiada em encontros de hai-kai e do Premio Artístico de Fomento de la Igualdad na Espanha. "Poesiaénão" é seu mais recente livro.

MADÔ MARTINS. Poeta, escritora, ficcionista: dez livros publicados; “Avesso” é seu primeiro romance. Premiações literárias no Brasil e exterior. Desde 2000, é cronista do jornal A Tribuna, de Santos/SP, aos domingos, no caderno Galeria. Também assina a coluna Letras Cotidianas no site www.midiativasantos.com. Realiza palestras e oficinas literárias.

MAÍRA DE SOUZA. Pesquisadora das artes do corpo desde 1998. Caipira de Bauru foi viver no litoral aos 12 anos. Começou o estudo do movimento na capoeira passando pelas danças e percussão brasileiras no Teatro Brincante onde sofreu a influência da obra de Ariano Suassuna, foi estudar as técnicas circenses partindo das acrobacias aéreas até chegar na arte do palhaço. É atriz em formação.

MARCELO ARIEL (Santos, 1968). Poeta, performer e dramaturgo. Autor dos livros Tratado dos anjos afogados (Letraselvagem 2008), Conversas com Emily Dickinson e outros poemas (Multifoco,2010), O Céu no fundo do mart (Dulcinéia Catadora, 2009), A segunda morte de Herberto Helder (21 GRAMAS, 2011) entre outros.
http://teatrofantasma.blogspot.com

MÁRCIO BARRETO (Santos, 1970).  Escritor, músico e pesquisador. Publicações: "O Novo em Folha" (poesia),  "Nietszche – ou do que é feito o arco dos violinos" (poesia),   "Atro Coração" (teatro),  "Ácidos Trópicos – uma livre criação sobre a obra de Gilberto Mendes" (teatro), "Wisnikianas – visões antropofágicas na ilha de São Vicente" (teatro). Editor da "Edições Caiçaras" - editora artesanal.

REGINA ALONSO. Obras poesia/haicai e prosa: Ofício, Tábua de Marés, Olho por Olho, Circularidade, Ondas vão e vem, Vento Noroeste, Santos, Natureza e Arquitetura em Fotopoemas-fotos Sérgio Furtado, Tadeu Nascimento, FAMS e haicais-PMS/Secult PAC2010. Dramaturgia “Refavela, refazendo o sentido”, com Renato Di Renzo. Coordena: Café com Letras AMBEP e Outras Palavras.
http://www.tamtam.art.br

Participação especial:
NÚCLEO DE PESQUISA DO MOVIMENTO - IMAGINÁRIO COLETIVO DE ARTE. Agrega artistas do litoral paulista em suas diferentes linguagens e tem como proposta fortalecer e propagar a “Arte Contemporânea Caiçara”, valorizando nossas raízes e misturando-as à contemporaneidade. Formado em fevereiro de 2011, é resultado de anos de pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas que culminaram na busca de uma nova sintaxe através da reflexão sobre os processos criativos.

Homenageado:
ZÉLLUS MACHADO (1959+2012), nascido José Luiz de Paula Machado Filho, foi um dos mais representativos artistas do litoral paulista. Um artista polivalente e de múltiplos talentos: ator, clown, poeta, músico, cantor, compositor, performático, pesquisador, menestrel. Militante cultural. Um dos incentivadores da realização desta edição especial, diversas conversas: “Preciso tocar meus fandangos, fazer uma enorme ciranda[i]”.
http://www.zellusmachado.blogspot.com

CURADORIA:
JOSÉ GERALDO NERES
. Poeta, ficcionista, e produtor cultural paulista. Publicou os livros de poesia: Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, 2007) e Outros silêncios (Escrituras Editora, 2009). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário