terça-feira, 13 de novembro de 2012

OLHOS DE BARRO, por Joana Ruas (Portugal)

OLHOS DE BARRO, por Joana Ruas (Portugal)

Com Olhos de Barro, de José Geraldo Neres, estamos perante os muros porosos da multiculturalidade, a viagem da palavra-voz que é corpo, para a palavra muda que é escritura. Mais uma obra em que a elegância do estilo, a par do rigor, se vivencia a longa travessia das línguas pelo vasto labirinto etnográfico brasileiro. Desde Graciliano Ramos passando por Guimarães Rosa, a Literatura brasileira tem vindo a abordar com singular pujança o problema da Língua. Em Olhos de Barro, o poeta José Geraldo Neres, tomando como referencial o sacrifício que uma humanidade, dilacerada contra si própria, impõe a um processo de inclusão social, desconhecendo já a harmonia pré-estabelecida na Criação, pois no Génesis o mundo inteiro antes de Babel tinha o mesmo idioma e as mesmas palavras, segue as marcas de uma captura para a cidadania que se processa através das poderosas e fortes redes das palavras. Olhos de Barro é uma obra pivot, uma porta que abre para o passado, para o longo caminho de todo um povo e de seus trabalhadores da Língua, os seus poetas e escritores e para o futuro pois, como reza o poema: «O que vibra ao fundo do braço não é a mão mas a folhagem humana».





Joana Ruas (Portugal). Romancista, ensaísta, poeta e jornalista. Viveu parte da sua infância e adolescência em Angola, tendo regressado mais tarde a Portugal. No período da Guerra Colonial foi para Timor, onde trabalhou como jornalista cultural e tradutora na Radiodifusão Portuguesa, e mais tarde foi para a Guiné-Bissau, onde escreveu no jornal «Nô Pintcha». Fez também diversas traduções de obras e colaborou pontualmente em diversos periódicos portugueses.


Título: Olhos de barro - Autor: José Geraldo Neres - Editora Patuá (São Paulo, SP)


http://www.editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112&Itemid=55 ¬-
Editores: Aline Rocha & Eduardo Lacerda - Projeto Gráfico, Capa e Ilustrações - Valor da obra: R$28,00 - ISBN: 978-85-64308-44-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário