segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sobre o “deserto dos pássaros úmidos”

Geraldo Neres é um nome que eu conheço há algum tempo, mais precisamente em 2003, desde a época de Palavreiros; um movimento que surgiu em São Paulo e que reuniu muitos e muitos simpatizantes da literatura. Desde então, tem sido para mim um prazer acompanhar a sua trajetória no mundo da palavra; a sua aventura demasiado humana que nos revela os silêncios que quase desconhecemos, mas que habitam em cada um de nós. Neres é detentor de muitos prêmios, entre eles: o Prêmio Cultural Plínio Marcos – Mostra de Arte de Diadema, em 2004. Autor de “Pássaros de papel” e de outros livros em que a poesia confirma o seu estar no mundo.

Quero falar de Outros silêncios – um livro publicado em 2008, junto ao Ministério da Cultura e do Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A capa é de Floriano Martins e nos sugere, na primeira leitura, que devemos estar atentos, sempre, ao verbo que se faz silêncio e da sua ebulição em nós. Sim, o verbo se faz silêncio e dentro dele podemos intuir tudo, até o canto seco de uma multidão de pássaros úmidos; podemos intuir tudo: a vertigem, as desigualdades sociais, a explosão do silêncio que se renova no exercício de ser um eterno insatisfeito que é o ser poeta.

Em Outros silêncios, outras vozes se encontram e sugerem que é tempo ainda de não desperdiçar o jeito de ser do outro; o silêncio nos alerta da necessidade de andar de mãos dadas e nos convida a olhar o outro e seus desertos. Em Neres, o silêncio emerge e se apresenta na vida nua e crua que se vive, no tempo que navega além do rio; na memória das águas que expõe nossos fantasmas na figura do “homem oco e seus relógios”; na dor de pássaros afogados no portal do tempo, como sugere o “cortejo de punhais / sol afogado no peso e na dor dos pássaros [...] no sangue do rio” e/ou das asas que também criam raízes no aprendizado das horas.

Ler Geraldo Neres é também uma maneira de intuir o ritmo do silêncio das noites chuvosas; uma leitura que nos convida a fazer parte da metamorfose como quer o “movimento enroscado no deserto dos pássaros úmidos”. Nesse ritmo, a leitura nos convida a não temer a nudez que se desenha do silêncio, da palavra; um convite aos homens e às mulheres do mundo, a todas as pessoas que ainda arrecadam um pouco do tempo para perceber o sentido da palavra aquática como quer o dilúvio dos olhos neste sagrado encontro com a literatura.

Nordeste do Brasil, 7 de março de 2010



Graça Graúna. Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Garanhuns
Escritora, ensaísta. Possui Graduação, Bacharelado, Especialização, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta concursada da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, onde coordena o Projeto de Literatura e Direitos Humanos, junto ao MEC-SECAD; o Projeto do Curso de Formação de Professores Indígenas no estado de Pernambuco e o Projeto Potencialidades Patrimoniais do Município de Garanhuns e seu entorno: produção literária. Líder do Núcleo de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (NESC), atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e direitos humanos, estudos culturais, poesia e prosa e literaturas de língua portuguesa.
 

3 comentários:

  1. Poetamigo Neres: fico feliz em ver meu texto no seu blog. Seu livros "Outros silêncios" bate forte meu coração pela alma da poesia. Saudações literárias,
    Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. Poeta,

    Imenso meu sorriso ao encontrar a mestra Graça Graúna aqui, e confesso que esse abrir de página que ela fez, como quem repassa asa de pássaro a limpo, desfolhando um pouco do seu trabalho, deixou-me sedenta por lê-lo.

    Rascunho o meu abraço.
    .
    .
    .
    Katyuscia

    ResponderExcluir
  3. saudades. é sempre bom ter sua companhia e cumplicidade poética. abraxas.

    ResponderExcluir