quinta-feira, 7 de abril de 2011

Espaço Cultural IBEP e Companhia Editora Nacional: Workshop: Práticas de criação literária (imagem poética = subversão da realidade).

(evento gratuito) -- Agradeço a divulgação, abraços.




Workshop: Práticas de criação literária (imagem poética = subversão da realidade).
Ministrada por: Jose Geraldo Neres

Data: 26/04/2011 – Terça-feira - Horário: 18hs às 21hs (evento gratuito)
Inscrições pelo e-mail : espacocultural@ibep-nacional.com.br

Publico: Professores, leitores em geral (maiores de 16 anos).

Objetivos: Estimular as práticas de criação literária, e construir um espaço de diálogo criativo com o livro. Visa estimular a imaginação e a criatividade, possibilitando o contato com outras práticas e ações de valorização da leitura e da criação. Em sua simplicidade, a imagem não tem necessidade de um saber. Ela é uma dádiva de uma consciência ingênua. Em sua expressão, é uma linguagem criança. Pede-se ao leitor de poemas que não encare a imagem como um objeto, muito menos como um substituto do objeto, mas capte sua realidade específica. A imagem que a leitura do poema nos oferece torna-se nossa. Enraíza-se em nós mesmos. Nós a recebemos, mas sentimos a impressão de que teríamos podido criá-la, de que deveríamos tê-la criado. A imagem torna-se um ser novo da nossa linguagem, nos expressa tornando-nos aquilo que ela expressa. A expressão cria o ser.

Sugestões de leituras: Campos de Carvalho, Claudio Willer, Contador Borges, Cruzeiro Seixas, Herberto Helder, Floriano Martins, Manoel de Barros, Mia Couto, Murilo Mendes, Octavio Paz, Raul Bopp, Roberto Piva, Vicente Franz Cecim, Vicente Huidobro e outros.




Onde: Espaço Cultural IBEP e Companhia Editora Nacional
Rua Santo Amaro, 766 - Bela Vista
Tel.: (11) 2936-4491


como chegar: http://www.ibep-nacional.com.br/nacional2010/htdocs/pages/mapa_ibep.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário